CAMPEÃO NACIONAL de Gloster Fancy e Arlequim Português

Espaço dedicado ás Raças que desenvolvemos, desde as nossas Criações, ás Exposições e à Canaricultura em geral.

Telemóvel: 968 094 048 / e-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com

20100807

Alimentação Equilibrada



"Existe uma tendência dos criadores antigos, alimentarem as aves com o que Ihes apetecem, em vez de fazê-Io corretamente, de acordo com experi mentos desenvolvidos por órgãos de pesquisa.

Vários trabalhos têm comprovado que os pássaros não conseguem nu trir-se de acordo com as necessidades de seu organismo. Para efeito de exemplificação, podemos comparar a nutrição dos pássaros à de uma criança de menos de 3 anos. Se nós servir mos uma refeição com: carne, salada, frutas sorvetes, doces, bolos etc., po­deremos afirmar que a criança come rá doces, bolos e sorvete primeiro e cer tamente não comerá nada além de açú car e carboidratos.

A mesma situação poderá ocorrer quando nós oferecemos aos pássaros de gaiola, misturas de sementes ou qualquer outra combinação heterogénea de alimentos. Ela pega rá aquilo que melhor lhe convier (se mentes de girassol, amendoim) e des prezará os demais (espinafre etc.).

Ainda com relação aos fatores nutricionais, devemos dizer que a melhor consideração sobre a nutrição das aves em gaiolas é o uso necessário dos componentes nutricionais dos alimentos: vitaminas, minerais, proteínas aminoácidos), gorduras e carboidratos (energia).

Para fazer com que as aves rece bam quantidades adequadas desses nutrientes não é tarefa fácil para os nutricionistas, quanto mais para os criadores de um modo geral. Por exem plo:

A. Vitaminas
As vitaminas são os elementos mais comuns e onde se encontra mais carência nas dietas das aves em gaio las. Elas são necessárias para um cres cimento normal e para a transforma ção de energia e também para refazer o metabolismo. Podemos citar al­gumas das vitaminas necessárias e que devem ser incluídas nas dietas das aves em cativeiro:
Vitamina A, Tiamina, Riboflavina, Niacina, Piridoxina, Cianocobalamina, Biotina, Colina, Acido Eólico, Acido Pantotênico, D3, E e Vil. K.

B. Minerais
Os minerais também são essenciais para a saúde das aves, entretanto, não é muito considerado e até muitas vezes ignorado pelos "formuladores de dietas dos pássaros".
Os micros e macros minerais têm muitas e variadas funções e são tão importantes à vida como qualquer ou tra classe de nutrientes. Uma das funções dos minerais é na formação e de senvolvimento do esqueleto, regula o pH, a atividade osmótica e o transpor te de oxigénio.

Os minerais que devem ser incluí dos nas dietas das aves em gaiolas são: cálcio, fósforo, sódio, cloro, magnésio, potássio, manganês, molibdénio (xantina oxidase), zinco, ferro, cobre, selênio, iodo ele.

Experimentos
Trabalhos experimentais têm mostra do que quando pássaros alimentados com sementes e complementados com vitaminas solúveis em água, são sub metidos a exame clínico, essas aves apresentam deficiência crónica de um ou mais nutrientes, o que mostra é que o pássaro exibe sinais mais comuns de enfraquecimento em Vil. A, Vil. K, Cál cio ou proteína.

Atualmente entre os nutricionistas, é aceito que a diferença alimentar e a nutrição imprópria pode ser uma das causas predisponentes mais co muns para justificar morbidade nas aves de um modo geral.

Devemos salientar que o metabo lismo das aves é completamente diferente ao do mamífero (incluindo o homem). A taxa metabólica das aves é muito mais alta do que a dos ma míferos, desta forma, as aves reque rem uma quantidade elevada de energia, deficiências são refletidas muito mais rapidamente que nos ma míferos.

C. Aminoácidos
Os aminoácidos são a base de for mação das proteínas e são provavelmente, os nutrientes de maior impor tância da nutrição dos animais. No processo digestivo, as proteínas têm suas ligações quebradas e desdobra das em aminoácidos (base) na for­mação de proteínas, os quais, são, então, absorvidos e transformados em proteínas usadas pelo organismo.

Normalmente, a maioria dos aminoácidos, podem ser encontrados em quantidade suficiente nos alimen tos industrializados. Entretanto, quan do as aves em cativeiro alimentam se somente de sementes, certamente elas não receberão quantidades e qualidade de aminoácidos para sa tisfazer suas necessidades nutricionais. As pesquisas têm mostra do que a proteína de origem vegetal tem um valor biológico muito inferior a de origem animal (menor % de pro teína digestível).

Os aminoácidos têm diversas fun ções no metabolismo das aves, tais como: crescimento, manutenção, re produção, restauração, hormônios, síntese de enzimas e pigmentação das penas. Podemos dizer que exis tem quatro aminoácidos essenciais que devem estar presentes em quan tidade e qualidade adequadas na dieta dos pássaros mantidos em gai olas, são eles: metionina, lisina, triptofano e cistina.

D. Carboidratos
Nesta classe, podemos incluir os açúcares, amidos e fibra (celulose).

Os açúcares e amidos são fontes de energia primárias necessárias para proverem o alto nível de ener gia metabólica requerida pelas aves.

As fibras (celulose) são importan tes em funções próprias, no processo digestivo das aves. Nos pássaros ali mentados com sementes, a ingestão de fibra é infelizmente baixa, pois a camada fibrosa da semente está na casca, que geralmente não é ingerida pelos pássaros, sendo dei xada na gaiola como lixo.

E. Gorduras
Esse componente nutricional é também denominado de extrato etéreo. A gordura é um nutriente be néfico na dieta das aves, como fon te de energia e calor. Os ácidos graxos essenciais (base na formação das gorduras) são importantes na absorção de vitaminas lipossolúveis (solúveis em gordura). As sementes de girassol, açafrão e nozes são muito ricas em gordura, e ao mesmo tempo, bastante saborosas para as aves, fazendo com que as aves pre firam essas sementes a outras e des sa forma, ingerindo uma dieta desbalanceada nutricionalmente e muitas vezes ficando subnutrida (ex cesso de energia e baixos aminoácidos / vitaminas).

Após todo esse comentário nutricional, o nutricionista tem tam bém que estudar outros fatores que devem ser considerados para que se obtenha uma ingestão de nutrientes ideal.

1. Dieta deve ser balanceada nutricionalmente e estar sempre dis ponível.
2. Dieta deve ser palatável, ta manho e textura ideal.
3. Dieta deve ser ingerida pela ave.
4. Dieta deve ser ingerida (ingre dientes corretamente selecionados isentos de aflatoxina etc.)
5. Deve ser absorvida pelo orga nismo das aves.
6. Deve ser transportada e metabolizada.
7. Os ingredientes utilizados na dieta, devem ser controlados quanto a presença de fungos e qualquer agrotóxico.

Seguindo todos esses mandamen tos, o nutricionista com certeza pode rá solucionar o problema da grande quantidade de doenças nutricionais referidas, disfunção, comportamento e outras variadas condições, causa da na maioria das vezes por mistu­ras (receita~ de fundo de quintal) ali mentares. É de grande importância que o criador de pássaros em cati veiro saiba que uma nutrição não correta pode acarretar:

1-Perda de peso
2- Perda de revestimento das pe nas
3-Raquitismo
4- Prostração e deformidade do esqueleto
5-Articulações deformadas
6-Fraqueza muscular
7-Hipotireoidismo
8-Hipocalcemia
9-Esterelidade
10-Deformidade
11-Reprodução
12-Ovos quebradiços
13-Problemas com ovário, oviduto
14-Sinusite, faringite
15-Alterações no papo
16-Problemas Respiratórios
17-Alterações do sistema nervoso central
18-Câncer
19-Obesidade (alto açúcar, alta gor dura e baixa proteína)
20-Hepatose e outros

Após todos esses alertas aos nutricionistas, devemos salientar a importância e vantagens de termos uma ração formulada corretamente e de alta palatabilidade para as aves.

Benefícios das racões formuladas e peletizadas corretamente:

1. As rações peletizadas, são mis turas homogêneas, feitas de diferentes ingredientes analisados quimica mente e balanceados num completo formato nutricional. Esse é um concei to que vem sendo usado pelos pes quisadores e nutricionistas de todo mundo, para a alimentação de cães, gatos, coelhos, pequenos roedores, peixes, camarões, rãs etc.

2. As rações peletizadas são 100% aproveitadas, inclusive as fi bras, e resulta em muito menos per das, conseqüentemente, uma melhor conversão alimentar.

3. Uma boa ração peletizada é formulada, preparada, usando-se ingredientes de alto valor nutritivo (soja etc) e alta digestibilidade, de modo que o metabolismo das aves seja rá pido e eficiente.

4. Uma ração peletizada de qua lidade oferece um excelente controle nutricional para criadores e facilida des de mercado. Certifique-se da qualidade do produto.

5. As aves alimentadas com ra ções peletizadas podem, com frequência, ser tratadas pelo uso do peletesmedicados.

6. Este é o mais importante de to dos os itens:

"Não há necessidade de suplementação alimentar, porque já existem todas as vitaminas, minerais (macros e micros), aminoácidos e áci dos graxas essenciais etc., que são adicionados ao produto final". "

Fonte: Sérgio Marcondes César
Enge nheiro Agrônomo formado pela ESALQ e pH.D em Nutrição Animal pela Universidade da Flórida. Artigo publicado na Brasil Ornitológico nº 02 7992

Sem comentários:

As últimas dos Bloggers

As últimas dos Bloggers

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails