CAMPEÃO NACIONAL de Gloster Fancy e Arlequim Português

Espaço dedicado ás Raças que desenvolvemos, desde as nossas Criações, ás Exposições e à Canaricultura em geral.

Telemóvel: 968 094 048 / e-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com

20110721

Brócolos

Fotografia: autor desconhecido

Os brócolos (do italiano broccolo, no pluralbroccoli) são vegetais da família Brassicaceae, uma das formas cultivadas de couve, tal como a couve-flor, o repolho, couve-de-bruxelas, couve-nabo entre outras.

O nome “brócolo” deriva da palavra latina “Brachium”, o que significa braço ou sucursal, um reflexo da sua forma ramificada caracterizada por uma cabeça compacta de ramos unificados por pequenas hastes e um caule mais espesso. As folhas, as flores e os pedúnculos florais são comestíveis.

Devido às suas diferentes componentes, este legume fornece uma grande complexidade de sabores e texturas, variando de macio (os ramos) para fibroso ou crocante (as hastes e caule). A sua cor pode variar de sálvia a verde-escuro ou verde púrpura, dependendo da variedade. Um dos mais populares tipos de brócolos é conhecido como “calabrese”, baptizado com o nome da província italiana da Calábria onde primeiro se originou este tipo de brócolos.

Fotografia: autor desconhecido

Originários da Europa, os brócolos também têm uso na medicina, graças ao seu elevado teor de cálcio que é - dependendo da variedade e da forma de preparo dos brócolos - em média 47 mg por cada 100 gramas de flores e 51 miligramas em cada 100 gramas de folhas, o que representa cerca de cinco vezes a dose existente no leite.

As duas variedades existentes, uma mais compacta e outra composta por rebentos florais mais individualizados, são ricas em carotenoides, destacando-se o caroteno que o organismo tem a capacidade de converter em vitamina A. Embora em menor quantidade, os brócolos contêm também vitamina C e Vitamina E. São igualmente uma boa fonte de sais minerais tais como o potássio, cobre, ferro, fósforo, zinco, selénio, enxofre.

A comunidade científica tem-se debruçado sobre o estudo dos brócolos e tem chegado à conclusão que eles têm determinados produtos que entre outros; potenciam o sistema imunitário; previnem o desenvolvimento de doenças hepáticas, renais, oculares, têm propriedades bactericidas; etc.

São igualmente, entre outros, um potente anti-oxidante que combate os radicais livres, evitando a oxidação e um anti-anémico.

O composto químico mais importante que existe nos brócolos é o sulfurano que auxilia as células a defenderem-se dos oxidantes. Foi descoberto pela primeira vez por um cientista nos Estados Unidos da América, mas também contem riboflavenoides que actuam como anti-inflamatórios.

Tabela Nutricional

156 grs / 43.73 calorias
Imagem: alimentaçãosaudavel.org

Fotografia: autor desconhecido

Bibliografia consultada:
alimentacaosaudavel.org; wikipedia.org; vaqueiro.pt; vozoperario.pt.

Sem comentários:

As últimas dos Bloggers

As últimas dos Bloggers

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails