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20100727

Selecionar Canários Isabel para Concurso


"Critérios de selecção para concurso

Os canários para concurso são fruto de nossa selecção de maneira a tornarem mais belos e atractivos.

A variação de nuances de tipo para cada mutação é imensa e se torna importante a definição de padrões de forma a todos os criadores perseguirem os mesmos objectivos.

E importante então que sigamos as normas de padrão estabelecidas pelo manual da OBJO, independentemente de várias visões diferentes que possam surgir a cada ano.

Este artigo obedece aos padrões da OBJO e tenta transmitir um pouco da prática de selecção que acumulei durante alguns anos como criador e juiz.

Os Isabeis são resultantes da diluição do gene Castanho, manifestando-se assim, de forma reduzida na área de actuação das melaninas e na expressão delas.

Essa mutação acarreta no fenótipo do pássaro, uma menor actuação dos pigmentos melanicos em todas as penas do pássaro, gerando com isso uma mutaçăo de extrema beleza.

Como o objectivo do artigo é identificarmos os melhores pássaros para concurso, descreverei, por partes do desenho melanico, um exemplar óptimo.

É unânime entre todos os criadores da mutação que os exemplares que forem isentos de feomelanina serão sempre os mais valorizados.

A feomelanina, quando presente, atrapalha a visualização dos bastões e o contraste entre estes e a cor de fundo, depreciando o exemplar.

A cor da melanina é bege.

A cor castanho escuro ou bege muito claro, implica na desvalorização do exemplar para concurso, uma vez que o exemplar apresenta-se ou muito oxidado ou muito diluído.

Exemplares com excesso de diluição, ao meu ver, devem ser penalizados tanto quanto os que tendam a melanina escura.

Tente sempre seleccionar os exemplares para concurso numa luz natural clara, longe de sombras ou reflexos para evitar dissabores.

O desenho dorsal deve apresentar bastões finos e interrompidos, e em grande quantidade, começando no alto do dorso e se estendendo até no meio das asas.

Entre os bastões bege e contrastantes, é desejável a máxima expressão do lipocromo (com excepção dos mosaicos), gerando desta forma o contraste necessário a um belo exemplar desta mutação.

Bastões dorsais que não apresentarem nítido contraste com a cor de fundo desvalorizam o exemplar, como também os de tom de melanina muito escuro.

O desenho dos flancos também deve ser bege e apresentar bastões interrompidos em boa quantidade, paralelos ŕ linha das asas.

Quanto mais houverem bastões em direcção ao peito, mais valorizado será o exemplar em relação a este item.

É importante lembrar que existem pássaros com desenho de flancos pouco evidente, porém não devemos confundir ausência de desenho com despigmentação do flanco.

As remiges e retrizes devem ser bege, acompanhando o tom do desenho do dorso, e apresentam em suas bordas uma tonalidade mais clara, sinal evidente de diluição.

O desenho de cabeça deve ser percebido, porem nada consta em manuais que deva ser julgado ou valorizado como nas ágatas.

Apresentam calota, bochechas e bigodes definidos em tons bege.

Quanto mais finos forem os bastões do dorso de um exemplar, menos melanico será o seu desenho de cabeça, já que possuem a mesma estrutura de penas.

Por outro lado, nos mosaicos, que possuem estrutura de penas mais larga, o desenho de cabeça torna-se bem mais visível na calota, porém menos nítido nas bochechas e bigodes.

A envoltura se manifesta de forma diluída e deve dar ao pássaro a impressão clara de diluição.

Envoltura escura demais, dando a impressão de pássaro oxidado, ou diluída demais ao ponto de despigmentar os bastões e desenhos de cabeça e flancos, prejudicando o contraste, desvalorizam o pássaro.

Defendo que a envoltura deva ser a mais clara possível desde que não afecte o tom bege das melaninas nem apague o desenho de cabeça.

Diante de tantos detalhes a serem analisados, é natural que estabeleçamos itens de mais importância que outros, visto que um exemplar perfeito em todos os detalhes é muito raro.

Acredito que os itens mais importantes devam ser ausência de feomelanina, expressão bege da melanina, e desenho dorsal fino e contrastante com o fundo e a envoltura diluída no ponto certo (sem oxidar nem apagar).

Num segundo estágio os desenhos da cabeça e flancos.

Lembramos que este artigo se ateve a definir as melhores características de tipo para a mutação Isabel.

No entanto, além do tipo o pássaro será avaliado em variedade, categoria, plumagem, forma, tamanho, elegância e apresentação.

Concluímos, então que nem sempre o melhor exemplar de tipo será o nosso melhor exemplar para concurso e sim aquele que reunir o maior numero de qualidades em todos os itens de julgamento."

Mauro Heineck
Juiz COM/OBJO
Revista da S.O.S. - 2006
Arquivo editado em 19/02/2007

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