CAMPEÃO NACIONAL de Gloster Fancy e Arlequim Português

Espaço dedicado ás Raças que desenvolvemos, desde as nossas Criações, ás Exposições e à Canaricultura em geral.

Telemóvel: 968 094 048 / e-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com

20100720

Quem somos


Somos o Gonçalo Ferreira (filho) e o António Ferreira (pai).

O meu pai começou a criar canários em 1982, e a minha ligação aos mesmos remonta esse ano.

Na altura, com as naturais dificuldades devido à enorme ausência de informação, era a paixão que comandava e o auto-conhecimento pela observação e troca de conhecimentos através das experiências, um bem maior.

Logo nessa altura tornou-se sócio do Clube Ornitológico de Porto, e passou a assinar também a Revista Ornitológica, adquirindo assim outros conhecimentos, de base genética e das diferentes raças, muitas certo, que ainda não existiam em Portugal.

Comprou também, um conjunto de livros sobre Canaricultura que ainda hoje guardamos de recordação, junto de outras edições de novos livros que foram saindo ao longo dos anos.

Naturalmente, nesse inicio, o agora consagrado Canário Arlequim Português, vivia na nosso “canaril”, numa altura em que alguns começavam a ficar despertos para as suas caraterísticas. Volvidos mais de 20 anos e quase 30, no Mundial de Portugal em 2010 o nosso antigo e natural residente, foi Reconhecido Internacionalmente.

Para além destes então “ pintos “, tinhamos casais de Lipocromo Vermelho Mosaico, Lipocromo Amarelo, e Ágatas, que na altura comprou numa descolação intencional á Cidade do Porto. Pelo meio, também uma experiência com Lipocromos Vermelhos Marfins, na altura vulgarmente conhecidos por “Rosa Marfim”.

E eu, no meio disto tudo quando começou tinha 5 anos. Estava maravilhado, apaixonado e muito, muito interessado.

Recordo que com 11 anos, em 1988 e depois de 4 anos a observar, a aprender, ganhei o “direito” a opinar: na constituição do Plantel, na formação dos Casais, no preço das aves. Comecei então a visitar outros criadores com o meu pai, quer para troca de conhecimentos, quer para aquisição de aves.

Em 1996, interrompemos 13 anos consecutivos de criações.

Chegará o momento de “partir” para outra aventura, a do Ensino Superior no Politécnico de Beja, na ESAB, no Curso de Engenharia Agro-Pecuária.

Os Canários ficavam para trás, mas nunca esquecidos ou ausentes. Sempre que possível, visitava amigos que continuavam a criar e exposições, mantendo-me atualizado.

Em 2004, a saudade, a vontade, a paixão falou mais alto, porque não se me mata o que não pode morrer…

Adquirimos 8 casais e assim voltamos ao convívio diário com a ave maravilhosa, que é o Canário.

Participamos nas nossas primeiras exposições em 2008, alcançando diversos prémios.

Sem comentários:

As últimas dos Bloggers

As últimas dos Bloggers

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails